terça-feira, 18 de setembro de 2012

O pecado da idolatria


Neste estudo, é possível perceber que, no contexto geral, a tribo de Dã era muito importante em relação às demais

(*) Por bispo Edir Macedo/ Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
Podemos ver que, no contexto geral, a tribo de Dã era muito importante em relação às demais. Talvez esta posição privilegiada diante das demais tenha feito lhe nascer o orgulho no coração.
Sim, porque ela foi uma das que mais se corromperam com a idolatria, chegando mesmo a ser uma verdadeira maldição para o povo de Israel. O seguinte relato retrata o espírito da tribo de Dã:
“Os cinco homens que foram espiar a terra de Laís disseram a seus irmãos: Sabeis vós que, naquelas casas, há uma estola sacerdotal, e ídolos do lar, e uma imagem de escultura, e uma de fundição? Vede, pois, o que haveis de fazer. Então, foram para lá, e chegaram à casa do moço, o levita, em casa de Mica, e o saudaram. Os seiscentos homens que eram dos filhos de Dã, armados de suas armas de guerra, ficaram à entrada da porta.
Porém, subindo os cinco homens que foram espiar a terra, entraram e apanharam a imagem de escultura, a estola sacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentos homens que estavam armados com as armas de guerra. Entrando eles, pois, na casa de Mica e tomando a imagem de escultura, a estola sacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, disse-lhes o sacerdote: Que estais fazendo? Eles lhe disseram: Cala-te, e põe a mão na boca, e vem conosco, e sê-nos por pai e sacerdote. Ser-te-á melhor seres sacerdote da casa de um só homem do que seres sacerdote de uma tribo e de uma família em Israel?
Então, se alegrou o coração do sacerdote, tomou a estola sacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de escultura e entrou no meio do povo. Assim, viraram e, tendo posto diante de si os meninos, o gado e seus bens, partiram. Estando já longe da casa de Mica, reuniram-se os homens que estavam nas casas junto à dele e alcançaram os filhos de Dã. E clamaram após eles, os quais, voltando-se, disseram a Mica: Que tens, que convocaste esse povo? Respondeu-lhes: Os deuses que eu fiz me tomastes e também o sacerdote e vos fostes; que mais me resta? Como, pois, me perguntais: Que é o que tens?
Porém os filhos de Dã lhe disseram: Não nos faças ouvir a tua voz, para que, porventura, homens de ânimo amargoso não se lancem sobre ti, e tu percas a tua vida e a vida dos da tua casa. Assim, prosseguiram o seu caminho os filhos de Dã; e Mica, vendo que eram mais fortes do que ele, voltou-se e tornou para sua casa.
Levaram eles o que Mica havia feito e o sacerdote que tivera, e chegaram a Laís, a um povo em paz e confiado, e os feriram a fio de espada, e queimaram a cidade. Ninguém houve que os livrasse, porquanto estavam longe de Sidom e não tinham trato com ninguém; a cidade estava no vale junto a Bete-Reobe. Reedificaram a cidade, habitaram nela e lhe chamaram Dã, segundo o nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel; porém, outrora, o nome desta cidade era Laís.
Os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas até ao dia do cativeiro do povo. Assim, pois, a imagem de escultura feita por Mica estabeleceram para si todos os dias que a Casa de Deus esteve em Siló.” Juízes 18.14-31
Esta histórica passagem da tribo de Dã aponta para a corrupção espiritual, pois aquela imagem que levantaram para si veio a servir como laço para a queda do reino das dez tribos de Israel. Séculos mais tarde, Jeroboão deu continuidade à idolatria, exatamente no mesmo lugar:
“Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! Pôs um em Betel e o outro, em Dã. E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro.” 1 Reis 12.28-30
Assim, a tribo de Dã se tornou para si mesma e para Israel exatamente o que Jacó havia profetizado a seu filho Dã, quando disse: “Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os talões do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás” (Gênesis 49.17).
Neste momento, devemos refletir sobre a história e a qualidade de cristianismo que cada um de nós tem desenvolvido até aqui. 
(*) Estudo bíblico feito pelo bispo Edir Macedo.
Fonte:Arcauniversal.com

Olhando para as circunstâncias


Jovem se dedicava a Deus, mas deixou-se influenciar por comentários negativos e recuou na fé

(*) Da redação / Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
"Boa Noite
Meu nome é Camila. Cheguei à igreja muito nova. Aos 14 anos, comecei a participar do Grupo Jovem, fui me envolvendo com o trabalho e até que cheguei a tomar conta de uma equipe. Evangelizava, não faltava a nenhuma reunião, me sentia bem fazendo a obra de Deus. Só que, depois, comecei a olhar as fofocas que estavam acontecendo no meio do grupo, aí tinham eventos que não participava mais, as jovens que eu ajudei no início foram abençoadas por Deus e me vi caindo, ficando fraca (...). Eu não me afastei da igreja, continuei, mas não estava progredindo, não tive meu encontro com Deus ainda. (...) Quero conhecer a Deus. Às vezes, vem pensamentos de que não vou conseguir. Até pensei que tinha colocado meu namoro em 1° lugar, mas analisei e não coloquei, hoje estou vazia e triste, por favor, me ajude!"- Amiga.
Resposta:
Olá, Camila. Minha querida, o seu problema foi se deixar levar por situações (picuinhas) que aconteciam ao seu redor. Foi assim que aconteceu com Pedro, pois quando ele viu o Senhor Jesus andando pelas águas, ele perguntou se podia ir ter com Ele e, por estar olhando fixamente para Jesus, ele conseguiu fazer algo impossível, "humanamente falando", andou pelas águas. Mas no momento que ele se distraiu e olhou para os lados, ficou assustado com as ondas e afundou. Não foi assim que aconteceu com você?
Ainda que naquela época você não tivesse um encontro com Deus, mas se ficasse focada só nEle, em como agradá-Lo, o encontro iria acontecer. Pois Ele se agrada da sinceridade e pureza do nosso coração.
Agora, não adiante ficar olhando para trás, e nem deixar o diabo minar a sua mente, pois pensamentos ruins ele lança na cabeça de qualquer um, o que não pode acontecer é aceitá-los. Se você quiser, pode agora mesmo se entregar a Deus, basta uma oração sincera e uma entrega total. E não fique esperando sentir nada, mas creia, pois Ele é o mais interessado em mudar a sua vida.
Fique na fé!
(*) Valéria Cristina é esposa de pastor e atualmente trabalha no estado do Mato Grosso do Sul/Brasil. Resposta retirada do blog de Cristiane Cardoso.

Obreiros em Foco (Bispo Sérgio Corrêa)-18/09/2012



Assista na íntegra o programa Obreiros em Foco,com o Bispo Sérgio do dia 18/09/2012 transmitido na IURDTV.COM, das 22:00 às 23:00hs da Noite.